Áreas de Atuação

Próstata

O que é, sintomas, tratamentos

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB) nada mais é do que o crescimento benigno desta glândula, que acomete o homem principalmente a partir da quinta década de vida. É uma das patologias mais comuns no sexo masculino, e pode interferir de forma significativa na qualidade de vida do paciente.

Esta condição gera  sintomas principalmente devido ao componente obstrutivo que a próstata produz sobre a uretra, sendo o quadro clínico bem variável, com diferentes graus de intensidade. Em geral,  os principais  sinais e sintomas da HPB são:

• jato fraco ao urinar;
  • incontinência por transbordamento;
  • retenção urinária completa;
  • noctúria (vontade de urinar várias vezes à noite);
  • esvaziamento incompleto;
  • urgência em urinar;
  • polaciúria (urina frequente com baixo volume).

O tratamento é individualizado e compartilhado com o paciente, e  vai depender do quadro observado — leve, moderado ou grave. A terapia pode variar desde uma conduta expectante e mudanças comportamentais nos casos leves, tratamento medicamentoso nos mais sintomáticos, e até procedimento cirúrgico se necessário.

Câncer de Próstata

No Câncer de Próstata há o crescimento desordenado desse órgão com a presença de células malignas. É um problema de saúde típico da terceira idade e 75% dos casos em todo o mundo atingem pessoas com mais de 65 anos. É a segunda neoplasia mais frequente no sexo masculino, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma, e há estimativas de que cerca de  1 a cada 7 homens desenvolverá câncer de próstata na sua vida, ressaltando a grande importância do seu rastreio na população masculina adulta.

Os principais fatores de risco são a história familiar e raça negra, justificando o início mais precoce do rastreio nesta população, geralmente aos 45 anos. Na maioria dos casos, ele é indolente, ou seja, tem uma evolução lenta, e se diagnosticado de forma precoce, possui altas taxas de cura.

Na grande maioria dos casos, o tumor de próstata não gera sintomas, outro motivo muito importante para que seja realizado de forma rotineira o seu rastreio, com o PSA e toque retal. Em fases mais avançadas, o câncer de próstata pode promover sintomas como:

• dificuldade de urinar;
  • hematúria (sangramento na urina);
  • dor óssea;
  • insuficiência renal.

As principais formas de tratamento curativo consistem em cirurgia - Prostatectomia Radical, ou Radioterapia.

Prostatite

A Prostatite nada mais é do que uma inflamação ou infecção da próstata. Ela pode causar problemas de forma súbita — prostatite aguda — ou acompanhar o homem por anos e não causar nenhum tipo de transtorno (prostatite crônica).

Normalmente, a principal causa é bacteriana, como por exemplo, a Escherichia Coli, bactéria que também é responsável por  várias infecções urinárias.

No caso da prostatite aguda, os sintomas costumam ser mais intensos, fazendo com que o paciente necessite de atendimento de urgência. Por conta da inflamação, a próstata comprime o canal da uretra,  por onde sai a urina. Além de causar dor, principalmente na região perineal, também pode haver desconforto uretral, febre, calafrios, mal estar,  dificuldade miccional e ardência ao urinar.

No caso da prostatite crônica, não há febre e os sinais e sintomas são bem parecidos, geralmente mais brandos, com exceção da febre. Eles podem aparecer e desaparecer por conta própria, o que tende a dificultar o diagnóstico.

PSA

PSA ou Antígeno Prostático Específico é um marcador utilizado em exames de sangue para realizar o rastreamento do Câncer de Próstata, sendo um importante recurso de rastreio para os urologistas. Quanto maior o valor do PSA no sangue, maiores as chances de o paciente ter câncer, porém é importante salientar que outras causas podem elevar esse marcador, como o aumento benigno da próstata (HPB), prostatites e infecção urinária. Ou seja, seu aumento nem sempre indica Câncer de próstata.

Geralmente, em homens saudáveis,  ele varia de 0 a 4 ng/ml, porém há vários fatores que o influenciam, e seu resultado deve ser individualizado.  Se o seu valor for alto, ou julgado alterado pelo urologista, há necessidade de outros exames para confirmar a possibilidade de câncer de próstata, como a biópsia da glândula.

Ficou com dúvidas a respeito desta especialidade?

Entre em contato conosco e vamos conversar!

Ligue para nós: (11) 97488.3037 Chame via WhatsApp

Ficou com alguma dúvida?

• Qual é a idade para iniciar o rastreio do Câncer de próstata?

Normalmente, a partir dos 50 anos, porém se o paciente apresenta algum fator de risco, como história familiar ou raça negra, é preciso iniciar mais cedo, aos 45 anos.

• O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, de cerca de 25 gramas, situada abaixo da bexiga, envolvendo canal da uretra. Ela é responsável por produzir nutrientes e fluidos que compõem o líquido seminal.  Quando aumentada, pode obstruir o canal da uretra, por onde passa urina, e promover sintomas obstrutivos urinários.

Sobre nós

Conheça o Instituto

Oferecemos diferentes locais de atendimento em São Paulo, com flexibilidade de horários, consultórios com estrutura completa, propiciando conforto e bem-estar ao paciente.

Nosso diferencial é o tratamento integral, com objetivo não apenas focado na doença, mas sim de promover bem-estar e saúde para cada paciente, de maneira individualizada, utilizando o que há de mais atual na medicina e urologia.