Áreas de Atuação

Cálculo Urinário

O que é Cálculo Urinário?

Cerca de 12% das pessoas desenvolvem cálculo renal (ou cálculo urinário) durante suas vidas. Mais prevalente nos homens, esses cristais, popularmente chamados de pedras, podem variar de tamanho, localização e constituição.

Os cálculos urinários são partículas sólidas ou “pedrinhas” que se formam no sistema urinário. Eles podem aparecer pelo acúmulo de várias substâncias como cálcio (causa principal), ácido úrico, fosfato, cistina, entre outros.

Como identificar os Cálculos Urinários?

Os cálculos podem se apresentar de diversas maneiras. Desde um simples achado em um exame de imagem de rotina e não causar sintoma nenhum ao paciente, até gerar intensas crises de dor lombar associada a vômitos.

Geralmente as crises de dor tem relação com a movimentação do cálculo e possível obstrução da drenagem urinária. Em casos mais graves podem estar associados a infecção urinária, causando febre e sintomas mais graves ao paciente.

Você tem algum desses sintomas? Vamos conversar! Clique aqui.

Como tratar os

Cálculos Urinários?

O tratamento consiste em medicações para o controle da dor e para facilitar a eliminação espontânea do cálculo.

Em alguns casos quando o paciente apresenta infecção associada, alteração da função renal ou dor refratária ao tratamento clínico, a terapia cirúrgica se faz necessária.

Atualmente as terapias minimamente invasivas, como procedimentos endoscópicos, são escolha para resolução da maioria dos cálculos urinários que necessitarão de tratamento cirúrgico.

Ficou com dúvidas a respeito desta especialidade?

Entre em contato conosco e vamos conversar!

Ligue para nós: (11) 97488.3037 Chame via WhatsApp

Ficou com alguma dúvida?

• Tenho cálculo renal, preciso operar?

Não necessariamente, grande parte dos cálculos urinários podem ser tratados de maneira conservadora. Procure seu urologista para avaliação.

• Já tive cálculo renal no passado, posso ter novamente?

Sim, pacientes que apresentaram cálculos urinários no passado, possuem maior risco de apresentá-los novamente. Procure seu urologista para avaliação.

• O que posso fazer para evitar a formação de cálculos?

Manter uma boa hidratação e diminuir o consumo de sal pode ajudar a evitar a formação de cálculos urinários. Outros tratamentos específicos para cada tipo de cálculo podem ser necessários para a prevenção. Procure seu urologista para avaliação.

Sobre nós

Conheça o Instituto

Oferecemos diferentes locais de atendimento em São Paulo, com flexibilidade de horários, consultórios com estrutura completa, propiciando conforto e bem-estar ao paciente.

Nosso diferencial é o tratamento integral, com objetivo não apenas focado na doença, mas sim de promover bem-estar e saúde para cada paciente, de maneira individualizada, utilizando o que há de mais atual na medicina e urologia.